segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SUA MANICURE ESTÁ FAZENDO SUAS UNHAS CERTO?

Alerta! Sua manicure está dentro dos padrões de higiene?


Antes de tudo vamos saber mais...

"Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade."

O risco biológico será sempre uma resultante de diversos fatores e, portanto, seu controle depende de ações em várias áreas, priorizando-se o desenvolvimento e divulgação de informações além da adoção de procedimentos correspondentes ás boas práticas de segurança para profissionais, pacientes e meio ambiente.


Enfim, agora que você já sabe a definição e o que é biossegurança,vamos traduzir isso pro nosso cotidiano e em um local que muitas mulheres vivem, o salão! Mas, precisamente a Manicure. Vamos falar de técnicas de higiene e  biossegurança na profissão.

Em minhas aulas costumo dizer logo de início as alunas o porque de se profissionalizar, estudar e se aprofundar nas técnicas de higiene, tudo isso para fazer um diferencial com o cliente e zelar não só pela saúde dele, como a própria.

É muito comum hoje em dia, ir ao salão e a manicure se quer usar luvas. Eu mesma vejo até em fotos de revistas e no Twitter, manicures sem luvas e totalmente erradas nos procedimentos de manicuração.

E como sempre fico indignada com isso, resolvi fazer esse post esclarecedor em alguns pontos. E mais! dar dicas a manicures que ainda não se enquadram quando o assunto é higiene, e alertar as clientes quanto aos maus procedimentos adotados em muitos salões de beleza e manicures particulares, então fique sabendo:



- A manicure/pedicure precisa estar adequadamente vestida, não se usa chinelos, rasteirinhas, sandalias abertas enquanto se trabalha, o certo é a profissional usar de calçados fechados e adotar uma roupa como uniforme assim passa não só higiene ao cliente como asseio também.

- A manicure/pedicure deve evitar cabelos soltos durante todo o procedimento. Cabelos bem presos ajudam na hora do embelezamento não atrapalhando a visão e impedindo aqueles cabelinhos inevitáveis em cima da cliente.

- A manicure/pedicure deve usar luvas em todo o procedimento de manicuração, deve-se colocar as luvas na frente da cliente e retirá-las somente no fim do procedimento. Abre-se um precedente para a esmaltação. Mas é necessário que em cada procedimento quando se coloca ou retira as luvas é necessário lavar as mãos sempre!

- A manicure/pedicure deve usar mascaras descartáveis nos procedimentos de embelezamento das mãos na hora de lixar as unhas e dos pés, além do pó da lixa ser agressivo aos pulmões ao longo dos anos e causar doenças do sistema respiratório, a máscara no procedimento dos pés evita sentir odores, já que a pedicure fica todo o tempo com o rosto curvado em cima dos pés da cliente.

- A manicure/pedicure não deve usar mais bacias e água para os procedimentos, o correto são luvas e botas plásticas descartáveis com uso de emolientes e hidratantes.


- A manicure/pedicure deve usar materiais esterelizáveis e descartáveis sempre. Lixa, bastão (pau de laranjeira) e a toalha descartável deve ser jogada no lixo após cada utilizaçao. As lixas e bastões guardam possiveis bacterias, o que usados posteriormente podem trazer algum problema a cliente mesmo sendo a que antes utilizou. Então lixo!

- A manicure/pedicure deve etiquetar seus esmaltes caso utilize-os em clientes que houveram a cutilada (bife). Através do contato do sangue, pode se transmitir Hepatite. O vírus fica dentro do esmalte infectado por 15 dias. Portanto, usou em quem deu cutilada, marque o esmalte e reserve por 15 dias,após esse periodo pode usá-lo normalmente.

- A manicure/pedicure após cada procedimento deve lavar com escovinha de unha,agua e sabão neutro todos os objetos perfuro-cortantes como: Alicates de corte e cutícula, cureta, bastão e espátulas inox. Secando os bem e esterelizando dentro de saquinhos próprios para o proximo procedimento. A esterelização correta deve se fazer na estufa ou no auto-clave. Para quem estereliza em casa e uso seu próprio alicate ou cureta use alcool 70%.

- A manicure/pedicure em casos de corte e ferimentos da cutícula deve apenas lavar o local com alcool 70% e estancar o sangue com pó hemostático que é adstringente e composto de sulfato de alumínio e alúmen de potássio. E após o sangue estancado, pode se lavar o local para retirar o pó com alcool 70% novamente. A cutícula estara sem sangramentos.


* Toda profissional de unhas deve se imunizar da Hepatite e tomar as 3 doses da vacina nos postos de saúde ou na rede privada.

* A limpeza do local é de extrema importância, então repare se o chão e objetos utilizados pela manicures estão limpos.

* Antes de começar o procedimento, o profissional deve, ainda, borrifar álcool 70% nas unhas da cliente. Para fazer assepsia do local.

Enfim meninas, existem muitos e muitas formas de manter a nossa saúde evitando fungos, bacterias, virus nos locais de salões de beleza e com nossa manicure. Portanto fique atenta a essas informações, cobre de sua profssional de unhas asseio, higiene e segurança nos procedimentos, você só tem a ganhar.

Em meu atelier utilizo todas essas normas de biossegurança e higiene e garanto que faço o diferencial entre minhas clientes, da mesma forma que ensino as minhas alunas e creio que façam igual

3 comentários: