segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DOENÇAS QUE PODE PEGAR ATRAVÉS DAS UNHAS

 


Se os olhos são o espelho da alma, as unhas refletem a saúde do corpo. Quando está tudo certo, elas estão bonitas e rosadas. Entretanto, se há algum problema, mudam textura, coloração e maleabilidade. É hora, então, de procurar um médico, pois pode estar faltando algum nutriente na alimentação ou mesmo haver algo errado com fígado, coração, pele, pulmões ou rins. Segundo levantamento do Centro de Estudos da Unha da Santa Casa de Misericórdia do Rio, vários diagnósticos podem ser feitos examinando a ponta dos dedos.

“Logo abaixo das unhas, há circulação por vasos sanguíneos. Por isso, elas são capazes de refletir, através da coloração, alguns males como cirrose, alterações pulmonares e doenças do coração”, afirma a dermatologista do Centro de Estudos da Unha, Isabella Succi. Unhas esbranquiçadas, por exemplo, podem indicar doenças no fígado. A cor castanha mostra a falta de vitamina B12. Já se a unha cresce em forma de colher, pode haver anemia por deficiência de ferro. E se está amolecida e fina, desnutrição e, em alguns casos, hipo ou hipertireoidismo. “A unha ideal deve estar rosada e com a matriz branca”, diz.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da regional Rio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Bruna Estrada, é muito importante observar o aspecto geral, mas manchas mais escurecidas merecem mais atenção: podem ser motivadas por fungos, pancadas ou até mesmo um melanoma, tipo de câncer. “É imprescindível a consulta com o dermatologista para iniciar logo o tratamento”, alerta. Para quem usa esmalte, a recomendação é observar as unhas sempre que tirar a pintura.

CONSULTAS NO RIO

O Centro de Estudos da Unha da Santa Casa no RJ é o único serviço especializado do Brasil. Lá, a população pode ter acesso ao diagnóstico e tratamento das unhas às segundas, terças e quintas-feiras. A consulta custa R$ 50. Se algum problema for diagnosticado, o paciente é encaminhado para os especialistas da própria Santa Casa para iniciar o tratamento. A Santa Casa fica no Centro do RJ. Informações: (21) 2210-1807.

O QUE A APARÊNCIA DA UNHA INDICA:

ESBRANQUIÇADA
Alterações renais, anemia e problemas no fígado.

AZULADA
Doenças pulmonares, como enfizema, asma e bronquite.

MARROM / ROXA
Fungo ou trauma. Podem ser também um melanoma (câncer de pele).

AMARELADA
Fungos, aumento de betacaroteno.

AVERMELHADA
Bordas vermelhas podem se dever a doenças autoimunes. Alterações vasculares ou endocardite bacteriana.

COM FURINHOS OU PEQUENAS DEPRESSÕES
Psoríase, eczema e alopecia areata, que é um tipo de queda de cabelo.

FRÁGEIS
Anemia e hipertireoidismo

DESCOLADAS
Micose, psoríase, deficiência circulatória, anemia, hipo ou hipertireoidismo, traumas.

SOB O ESMALTE
Sempre que tirar a pintura, observe. O ideal é que as unhas estejam rosadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário